ESPECIAL

19 de Janeiro - Quatro anos da morte do faxinalense Teori Zavascki


Foto: TSJ Notícias

Um dos principais nomes da história dos faxinalenses, Teori Zavascki é lembrado nesta terça-feira (19), pelo quarto ano da passagem da sua morte. 

Teori morreu em um acidente de avião na região do litoral de Paraty, no estado do Rio de Janeiro no dia 19 de janeiro de 2017. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, a causa da morte foi politraumatismo craniano devido ao impacto da queda. O voo saiu do aeroporto Campo de Marte, na cidade de São Paulo, às 13h (horário de Brasília), com destino à cidade de Paraty. Porém, a aeronave caiu no mar próximo à Ilha Rasa, cerca de meia hora depois de decolar. Chovia muito na região da queda. O avião prefixo PR-SOM era um bimotor turboélice, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, com capacidade para sete passageiros mais o piloto. O acidente vitimou outras quatro pessoas.

O presidente Michel Temer manifestou pesar pela morte do ministro e decretou luto oficial de três dias. Além do presidente, políticos e juristas lamentaram a morte de Teori, dentre eles os ex-presidentes Dilma Rousseff, Lula, José Sarney; a ministra Cármen Lúcia, ex-presidente do STF, e os ministros e ex-ministros da Corte; associações de magistrados, procuradores e delegados da Polícia Federal; Ordem dos Advogados do Brasil; e muitos líderes e partidos políticos.A morte do ministro também teve repercussão nos principais veículos da imprensa internacional. 

O corpo foi liberado pelo IML um dia após do acidente e transportado para o Rio de Janeiro para embalsamamento.O velório aconteceu no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre,e sepultamento ocorreu às 18h45 no cemitério Jardim da Paz, na zona leste da capital gaúcha. O prefeito Gilberto Lazzari também participou dos atos fúnebres na época. 

Teori nasceu em Faxinal dos Guedes em 15 de agosto de 1948, Teori era filho de Severino Zavascki, descendente de poloneses, e Pia Maria Fontana, descendente de italianos.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






ESPECIAL  |   11/07/2021 18h46